Quando se faz uma alteração do DNS, é necessário aguardar um intervalo de tempo para que ela seja replicada em toda a internet, por este motivo, alguns serviços continuam consultando as informações anteriores até que a propagação termine.
A propagação DNS pode levar algumas horas, ou seja, alguns provedores de acesso à internet podem demorar horas para identificar tal alteração e direcionar o usuário ao novo endereço, devido a isso sugerimos que altere o DNS em períodos de acesso reduzido, como por exemplo, aos finais de semana, ou durante as noites.
Como a propagação de DNS depende da renovação do cache de diversos servidores, não existe forma de acelerar esse processo, mas como maioria dos computadores que estão conectados à Internet, armazenam na cache automaticamente o nome de host e endereço de IP dos sites visitados, uma limpesa do cache do DNS para que seu computador pode agilizar o requisito das novas informações.
Segue abaixo o passo a passo para limpeza do cache.
1 - Abra o Prompt de Comando, Windows
- Windows 8 - Pressione a tecla Windows + X e escolha "Prompt de Comando (Administrador)".
- Windows 7/Vista - Clique no menu Iniciar e digite "cmd" no campo de busca. Clique com o botão direito no Prompt de Comando e escolha "Executar como Administrador".
- Windows XP - Clique no menu Iniciar e aperte em Executar Digite "cmd" no campo Executar e pressione Enter.
2 - Digite ipconfig /flushdns e aperte Enter.
3 - Saia do Prompt de Comando. Digite exit